"Somente a Razão Impede o Homem de Voar"

quarta-feira, 15 de abril de 2009

PASSOS


Na vida tenho visto que todo dia é uma oportunidade pra se aprender algo, pra se valorizar o que tem de velho e construir com bases fortes o novo. Pra se chegar longe, não é preciso correr, uma caminhada pode muito bem nos levar até lá.

Tudo em nossa vida deve ser fruto de planos, pois viver meramente por viver, sem direção, sem um caminho certo a se seguir, sem condições... não é viver.

É antigo, porém sempre verdadeiro o provérbio que diz que, "TODA CAMINHADA COMEÇA COM UM PRIMEIRO PASSO". Muitas vezes isso soa como um mero cliché, mas se avaliarmos bem a estrutura da construção deste pensamento, poderemos ver que sim, é verdade, longe se vai, se se quiser ir, mas pra isso não é preciso correr, saltar, pular os obstáculos, as vezes é claro até será necessário, mas o mais apropriado e oportuno eu até diria, é caminhar, com passos firmes, seguros, precisos, passos que de um a um nos levarão ao longe, ou mesmo ao perto, nos levarão aonde queremos chegar.

Na vida, a gente as vezes se atrapalha, se sente perdido, meio sem direção, confuso, sem rumo, isso se deve ao fato de que não planejamos quais passos daremos, queremos abraçar o mundo sozinhos e nos embolamos de tal forma que ao invés de chegar ao lugar pretendido, por vezes nem saímos do lugar de onde estamos.

É importante ter em mente que metas são como pilares, que quando são bem alicerçados, nos dão segurança pra seguir em frente e edificar o que temos em mente. Planejar, calcular, medir cada passo que vamos dar, ao contrário do que muitos pensam não é frieza ou calculismo, é simplesmente vontade de chegar, de percorrer o caminho da melhor maneira possível, pois, que graça terá chegar ao longe sem poder ao menos contemplar a paisagem do caminho percorrido? Sem notar as cores das flores, o encanto das borboletas, o canto dos pássaros, o colorido do céu, o frescor de uma brisa, uma sombra e um copo de água fresca? Que valor terá?

Pra muitos, o importante não é como se chega mas aonde se chega e em que velocidade se chega. Pra mim, depois de muito observar, notei que mais importante que isso, é aproveitar cada passo, cada parada, é degustar os alimentos e sentir o sabor, é dormir e ter um sono em paz, é sorrir sem medo de parecer bobo, é cantar sem ter medo de acordar os vizinhos, é dançar na chuva sem ter medo de parecer louco. Louco? Não creio. Loucos, eu arriscaria, são aqueles que não cantam, não dançam, não amam, não se entregam, loucos são os que não vivem.

E eu, continuo, passo a passo, meta por meta, alcançando meus objetivos. Hoje, "ANDO DEVAGAR POR QUE JÁ TIVE PRESSA E TRAGO ESTE SORRISO POR QUE JÁ CHOREI DE MAIS" como os versos da bela canção. A pressa não me levará a lugar algum que calmamente eu não chegarei. Cada plano, cada ideal que tenho, é conduzido com muita fé, é baseado na minha coragem, em seguir a diante, em não me preocupar por mostrar aos outros o que consegui e quando consegui, vivo eu pra mim, e só pra mim. Não que eu seja egoísta, mas é que a cada passo que dou, a única pessoa que nunca se afastou de mim em momento algum além de Deus, foi eu, eu mesma. Por isso estou vivendo e aprendendo a me amar, a me admirar, a me valorizar, a saber que cada passo que dou é em direção ao caminho certo, não ao caminho onde está minha felicidade, pois esta descobri que já está em mim, que vive em mim, mas a caminho das minhas conquistas, das minhas vitórias. Cada passo que dou é motivo de felicidade pra mim, e creio que pra todos nós que caminhamos, pois não são só passos, são as nossas vidas sendo plenamente vividas.

Nenhum comentário: